sábado, 24 de julho de 2010

As 12 regras da crítica!


1- Identifique o comportamento que quer criticar. Critique uma acção, não uma pessoa.

2- Especifique a sua crítica: em vez de "Nunca consegue cumprir o prazo" , diga "Para esse relatório não conseguiu cumprir o deadline de 15 de Março".

3- O comportamento que está a criticar deve ser susceptível de melhorar. 

4- Use o 'eu' ou 'nós' para realçar que quer resolver o problema em conjunto. Não expresse ameaças.

5- Certifique-se que o outro entende os motivos pelos quais o está a criticar.

6- Não faça rodeios: vá directamente ao assunto e fique calmo.

7- Mostre claramente que o comportamento melhorado será recompensado e ofereça a sua ajuda para resolver o problema.

8- Não fique zangado ou sarcástico, só tem efeitos negativos.

9- Mostre à pessoa que entende os sentimentos dela.

10- Se fizer a sua crítica por escrito, convém arrefecer primeiro um pouco antes de escrever. Certifique-se que só o destinatário da crítica receba a carta ou o mail.

11- Comece por dizer algo positivo.

12- Confirme, no fim, o apoio e a confiança na pessoa.

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