2- Especifique a sua crítica: em vez de "Nunca consegue cumprir o prazo" , diga "Para esse relatório não conseguiu cumprir o deadline de 15 de Março".
3- O comportamento que está a criticar deve ser susceptível de melhorar.
4- Use o 'eu' ou 'nós' para realçar que quer resolver o problema em conjunto. Não expresse ameaças.
5- Certifique-se que o outro entende os motivos pelos quais o está a criticar.
6- Não faça rodeios: vá directamente ao assunto e fique calmo.
7- Mostre claramente que o comportamento melhorado será recompensado e ofereça a sua ajuda para resolver o problema.
8- Não fique zangado ou sarcástico, só tem efeitos negativos.
9- Mostre à pessoa que entende os sentimentos dela.
10- Se fizer a sua crítica por escrito, convém arrefecer primeiro um pouco antes de escrever. Certifique-se que só o destinatário da crítica receba a carta ou o mail.
11- Comece por dizer algo positivo.
12- Confirme, no fim, o apoio e a confiança na pessoa.
Sem comentários:
Enviar um comentário